Foca, no jargão jornalístico, é aquela pessoa recém-formada, que chega ao mercado de trabalho cheia de boas intenções, mas com muito ainda a aprender. Normalmente, em nosso período de foca, os jornalistas experientes têm um pouco mais de paciência, gostam de ensinar e, muitas vezes, perdoam com mais tranquilidade os deslizes inerentes da condição de recém-formado.
Terminei hoje um curso ministrado pelo Comunique-se. Foi uma aula legal, que trouxe à tona as características da Escola Européia de jornalismo, assunto praticamente não visto nas faculdades de comunicação, uma vez que o Brasil segue a Escola Norte-Americana, com sua estruturação rígida de lead (abertura da matéria) e sua teoria de pirâmide invertida (escreve-se da informação mais importante para a menos relevante).
Pois bem, ao final do curso, foi perguntado aos alunos, em sua grande maioria jornalistas, o que tinham achado do curso. A resposta de uma jovem foi: "Deve ser porque eu estou no oitavo período de jornalismo, mas achei que o curso não me acrescentou nada".
Deus proteja quem, antes mesmo de graduar-se, já acha que sabe tudo. Na verdade, que Ele proteja o mercado e os pobres leitores de pessoas assim...
domingo, 19 de agosto de 2007
Assinar:
Postar comentários (Atom)
3 comentários:
Engraçado como o mundo virtual parece às vezes até ser menor do que o mundo real. Navegando sem rumo, olha onde eu acabei parando? Na verdade, parei primeiro no blog do Du. Os dois estão ótimos. Beijos
Ei, seja bem-vinda! Eu e o Du começamos o blog no low profile, pra ver se o filho crescia ou seria abortado logo no início. Por isso, não houve divulgação em massa...hehehe.
você devia ter dito para ela: "não sei se é porque eu já formei há nove anos, sei que ainda tenho muito o que aprender..."
Postar um comentário