segunda-feira, 22 de outubro de 2007

Comida que não é de criança

São raras as crianças que não são chatinhas para comer. Conheço pouquíssimas (já vi uma, de 3 anos, gritar no meio do restaurante: quero bacalhau!). A maioria não gosta disso ou não come aquilo, principalmente se o isso ou aquilo for verde.

Mas para a surpresa dos pais, além de tentar fazer com que os filhos comam o que faz bem, a lista do que faz mal aumentou. A Sociedade Brasileira de Pediatria adverte o risco que correm os pequenos que ingerem alimentos enriquecidos com fibras (podem causar gases, cólicas e desarranjos intestinais) ou com baixo teor de gordura (gorduras devem sim ser ingeridas na fase de crescimento - sua ausência pode causar deficiência visual , problemas hormonais e diminuição da capacidade intelectual).

Também aparecem na lista dos vilões as bebidas isotônicas (podem provocar um desequilíbrio nas quantidades de sódio e potássio no organismo), as à base de soja (por serem pobres em cálcio e ricas em fibras) e as diet (o fosfato presente pode causar desmineralização óssea e desgaste no esmalte dos dentes. No futuro, uma osteoporose).

Hora de ficar de olho.

2 comentários:

Anônimo disse...

É Li, o pior que é isso mesmo...é tanta coisa...mas eu sou uma das "sortudas" (ou não?) pois Sofia detesta porcaria em geral...vc já viu menino em supermercado fazendo birra pq quer levar queijo do serro e biscoito polvilho??Ela odeia os famosos recheados de gordura trans para meu alívio. Tb não me arrependo de ainda dar leite em po até hoje ainda mais com este lance de meter soda caustica..hehe

Liene Maciel disse...

É mesmo, ainda tem essa do leite... Que milagre vc operou na Sofia para ela querer queijo do Serro? Deve ser coisa do nome, pois a menininha que queria comer bacalhau também é Sofia...