segunda-feira, 5 de maio de 2008

Cultura infantil?

As músicas que aprendemos na infância ficam na nossa mente para sempre. A nossa sorte é que nunca prestamos atenção às letras. Até que a gente cresce e começa a fazer uma análise, digamos, mais profunda. Se for pensar bem, porque uma música que atira um pau no gato (coitado do bichinho) pode fazer tanto sucesso ao longo de tantos anos?

Mas minha grande surpresa depois de adulta foi a música "Aula de piano", dAs Frenéticas, que fez parte do especial "Arca de Noé" - quem tem mais de 30 vai se lembrar... Tentei trazer o vídeo para cá, mas apanhei. Ele está no youtube. Please, prestem atenção na letra!

Na semana passada, uma amiga veio me contar que no cd de músicas infantis de sua filha de 1 ano tem uma cuja letra é: "Mamãe é a roseira que o papai comeu. Eu sou o botãozinho que a mamãe deu".

Fiquei chocada. Era demais. Era como por a criança para dançar o tchan. Preocupada (e me lembrando das Frenéticas), procurei na internet. A letra, para minha felicidade, é mais idílica: "Mamãe é uma roseira que o papai colheu. Eu sou o botãozinho que a roseira deu."

Ufa.

2 comentários:

Anônimo disse...

Liene...
imagina uma criança de 4 anos cantando sem parar: "o professor de piano chegava, e começava uma nova lição... la, sol, fá, mi, ré, tira a mão daí, dó, dó, ré, dó, si..." Tudo isso depois que a mãe dormia e que a sala estava vazia! É praticamente um "Créu velocidade 5"! Ótimo post!
Um beijo!
Ana Flávia

Liene Maciel disse...

ei, Ana Flávia! E olha que era no Arca de Noé. Por isso que tem até um movimento pelas músicas infantis politicamente corretas. Mas isso rende assunto para um próximo post rs... Bj!