segunda-feira, 14 de abril de 2008

caça-esgoto

Não consegui entender. Por toda a cidade, a Copasa está abrindo buracos e mais buracos no meio da rua. Para sinalizar as obras, a placa: "Operação Caça-esgoto". Se a própria Copasa não sabe onde ficam as redes de esgoto e precisa rasgar as ruas para descobri-las, estamos perdidos. 

domingo, 13 de abril de 2008

Café com...

Café com pão. Café com rapadura. Café com bolo de fubá. Café com leite. Café.

Café torrado para expresso. Café moído para coador de pano. Café 100% arábico. Café.

Café com sabor de chocolate. Café com leves nuances de ameixa madura. Café.

De tudo um pouco e tudo relativamente bom. Mas café com fezes de gato-de-algália, um bichinho da indonésia parecido com um gambá, ninguém merece. Ainda mais se você pagar cerca de R$ 170,00 por uma xicarazinha. Para saber mais, clique aqui.

segunda-feira, 7 de abril de 2008

A dengue chegou

Estudantes de jornalismo sempre me assustam. Fico me perguntando se um dia eu já fui assim, mas uma pesquisa pela consciência me faz acreditar que, apesar das inúmeras 'focadas' (leia-se 'foras') que dei na vida, eu passei longe de certas situações.

A dengue está aí, basta olhar para o lado. Mas até para apurar uma matéria que teoricamente é simples, precisa-se de um pouco de bom senso. Hoje recebi uma solicitação, via e-mail, de um estudante de jornalismo que está "redigindo" (e não apurando) uma matéria sobre a "infecção da dengue" (fiquei pensando se ela está muito doente) e que pergunta se "tem alguém bem informado que responde-se (sic)" as questões que se seguiam.

Não bastasse todos os absurdos acima (afinal, a assessoria pode colocar alguém mal informado sobre o assunto para dar a entrevista. E o estudante, claro, não precisa ser bem informado sobre regras de português), a primeira pergunta era: quais as medidas tomadas pelo Estado para enfrentar o surto?

Será que ele já pensou em perguntar para a Secretaria Estadual de Saúde? Com certeza, para responder a essa pergunta, não terei ninguém bem informado o suficiente numa operadora de saúde para responder...

PS. E hoje é o Dia Mundial da Saúde.

terça-feira, 1 de abril de 2008

Um problema

Conseguir tempo para atualizar o blog tem se tornado um problema. E, ao pensar sobre o conceito de problema (para ver se a solução vinha), eu me lembrei de uma história incrível de uma mulher explicando para a outra, no ponto de ônibus, a diferença básica e substancial entre "probrema" e "poblema":

Probrema: é aquilo que está fora de você, que te aporrinha e dá dor de cabeça. Por exemplo: o namoro não vai bem e você tem um 'probrema' de relacionamento.

Poblema: é quando o que te tira o sono é interno, aquela coisa que você sente de dentro para fora. Exemplo citado pela filósofa do ponto de ônibus: O filho dela estava com um 'poblema' de estômago e iria precisar fazer uma cirurgia.

Tem dias que os probremas se convertem em poblemas e vice-versa...